sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago deixa saudade

Estou triste. Meus alunos e amigos sabem que estou triste. Faleceu hoje, José Saramago, o primeiro escritor de Língua Portuguesa a receber o prêmio Nobel de Literatura em 1998.

Ateu, cético e pessimista, Saramago sempre teve atuação política marcante e levantava a voz contra as injustiças, a religião constituída e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de nosso tempo.

Estou triste. Profundamente triste. No entanto, orgulhosa por ter perseguido por dez anos a obra de um escritor que, de uma singela aldeia de Portugal (Azinhaga), com avós analfabetos e pais humildes, mostrou ao mundo a que veio.

Em A Caverna, há uma passagem que pode encerrar essa postagem:

"(...) a não ser que esses tais rios não tenham duas margens, mas muitas, que cada pessoa que lê seja, ela, sua própria margem, e que seja sua, e apenas sua, a margem a que terá de chegar."

3 comentários:

  1. Vi a reportagem sobre o falecimento dele apenas no final da tarde, e logo que a vi lembrei da senhora.

    Não acho que seria honesto da minha parte dizer que sei "o quanto" a senhora gostava dele, mas acho que posso atrever-me a dizer que era evidente seu afeto e respeito.

    E embora tenha estado meio ausento, não podia deixar de passar aqui e deixar-lhe minhas condolências.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste, profi! Ele vai msm fazer muita falta.....adorava os comentários mordazes e extremamente inteligentes q ele sempre fazia nas entrevistas....certamente deixará saudades....

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Passei só pra deixar um lembrete domingo dia 27/06 no GNT as 22hs irá ser reapresentada uma entrevista do Saramago. bjs até

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.