terça-feira, 15 de junho de 2010

A mentira tem pernas curtas

Será que a origem da expressão " A mentira tem pernas curtas" está ligada ao pintor Toulouse-Lautrec?
Márcio Cotrim diz que a expressão em questão leva-nos à Paris do final do século 19, época em que viveu Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa. Tinha estatura muito baixa por causa de um defeito físico que lhe atrofiara as pernas. Isso, porém, não o impediu de notabilizar-se como um dos grandes nomes da pintura universal.
Criou um estilo conhecido como art nouveau, a partir de ilustrações de cartazes retratando a esfuziante dança do can can no célebre cabaré Moulin Rouge, de onde era assíduo frequentador. Lá consumia o absinto, bebida então em moda por um suposto efeito alucinógeno que fascinava outros artistas daquela geração como Rimbaud, Oscar Wilde, Baudelaire e Vincent van Gogh.
Faleceu precocemente, aos 36 anos, vitimado por sífilis e alcoolismo. Ícone da boemia parisiense, não entrou para a história apenas como grande pintor, mas também por um hábito surpreendente e pouco nobre: o de contador de lorotas, a ponto de seu talento artístico ser comparado às que ele contava em suas rodas sociais.
Tudo isso fez surgir a expressão " a mentira tem pernas curtas."
Chega-se à conclusão de que brilhantes vocações , às vezes, convivem com censuráveis costumes morais. No caso de Lautrec, diante da genialidade do artista, são esquisitices piedosamente aceitáveis. Pecadinhos veniais...

Um comentário:

  1. A literatura nunca esteve tão de Luto, de um lado morre Jose Saramago e de outro Geisy Arruda lança um livro.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.