domingo, 30 de agosto de 2009

Próximo livro de Saramago: Caim

Antes mesmo de publicar seu próximo livro Caim, previsto para outubro de 2009, José Saramago está mais uma vez no centro de uma polêmica discussão que envolve os dogmas cristãos e seu trabalho de ficcionista.
Em Caim, o autor redime o personagem bíblico do assassinato do irmão Abel e credita a Deus a autoria intelectual do crime , ao depreciar o sacrifício que Caim Lhe havia oferecido.
Sabemos que Saramago é ateu confesso e que já criou grandes desafetos com a comunidade católica ao lançar e 1991, O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Ali, conta a história do filho de Deus sob a ótica mais terrena, anticlerical, humanizando Cristo ao evidenciar seu caráter frágil e vulnerável.
Apesar de retomar o mesmo estilo feroz e iconoclasta, Saramago diz não temer ser novamente crucificado ao lançar Caim.
Agora é só esperar o lançamento, ler e avaliar o trabalho que o exímio ficcionista ( Nobel de Literatura) conseguiu fazer, entretecendo dados bíblicos com ficção. Espero
que, longe de credos e crenças, seu livro seja avaliado como obra literária que efetivamente é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.