segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O português no ENEM: As novas exigências em português e redação que podem valer vaga no ensino superior.

Ver o ENEM como se fosse vestibular é um jeito de o MEC sinalizar outro tipo de formação ao ensino médio, voltada para a solução de problemas em vez de acúmulo de conteúdo. Dessa forma, o exame passa a forçar o ensino básico a trabalhar conteúdos de linguagens atuais e próximos do cotidiano do aluno, na apropriação do conhecimento voltado para uma finalidade, para seu uso social.
A consequência direta desse raciocínio é que os critérios de avaliação de língua portuguesa e redação do ENEM seguem a tendência de medir competências e habilidades, não tanto a terminologia dominante nos estudos de gramática. Isso implicará uma avaliação que não priorize a mera identificação, decodificação, classificação e nomeação dos fenômenos e objetos estudados, mas privilegie o uso da língua portuguesa nas mais diversas situações de comunicação, em que os elementos linguísticos, textuais, discursivos e conceituais contribuam para o raciocínio, a análise, a interpretação e as inferências do aluno.
Nas provas objetivas, de marcar "x", não só os conhecimentos do léxico da língua portuguesa e das relações lógico-semânticas serão cobrados, como também a capacidade de realizar cálculos pragmáticos a fim de descobrir a intenção dos textos. O aluno deve dominar os vários mecanismos sintáticos e saber utilizar adequadamente os sinais de pontuação, as formas de concordância verbal e nominal, os aspectos e modos de conjugação dos verbos, elementos de referência pessoal, espacial e temporal. (Imagina-se que não serão pedidas somente as nomenclaturas desses fenômenos, mas seu funcionamento na língua).
Já a redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Espera-se que o candidato revele sua competência discursiva que o capacite a se constituir sujeito usuário da língua, dotado de autonomia, de reflexão, de posição responsiva.
Os critérios para a avaliação da redação foram baseados nas cinco competências da prova objetiva ( dominar linguagens, conhecer fenômenos, enfrentar situações-problemas, construir argumentação e elaborar propostas de solução levando em conta os direitos humanos e a diversidade sociocultural).
Atentos às sinalizações inovadoras do ENEM, é hora de redobrar nossa atenção aos estudos. Sucesso a todos!!!
Quer saber mais : www.revistalingua.com.br

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Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.