quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O gerundismo " do bem "

É preciso combater o gerundismo, mas cuidado para não tornar marginais os usos legítimos de locuções no gerúndio.
O emprego viciado de formas como " vou estar passando o recado " pode estar longe de ser erradicado, já que há uma década esse fenômeno se propaga feito gripe pelo país; no entanto, o exagero do combate pode levar a distorções comunicativas, visto que não dá para condenar o uso do gerúndio sem examinar seu contexto.

O uso do gerúndio é válido quando:


  • Se quer mostrar um futuro em relação a outro futuro: " Amanhã não posso viajar porque vou estar carimbando documentos" significa que vou passar o dia a carimbar. Em "Hoje à noite, vou estar vendo novela enquanto você vê futebol ", temos situações diferentes feitas simultaneamente e admitem locução com gerúndio. Em " Quando você chegar, eu vou estar dormindo", a ação de " dormir " é contínua e simultânea. O uso está inserido no sistema da língua. É legítimo.
  • O verbo implicar duração ou admitir repetição: " Vou estar fechando o balanço da empresa" está correto, mas " vou estar enviando o documento " é estranho. É um documento só e a ação é relativamente rápida ou instantânea. Já em " Amanhã, vou estar apertando parafusos o dia todo ", a frase descreve ação contínua e repetida. Voltarei a apresentar mais casos sobre o uso do gerúndio. Até mais!
  • Se quiser saber mais acesse: www.revistalingua.com.br

2 comentários:

  1. Professora, tenho uma dúvida, no seguinte período: "Estou tendo dores de cabeça constantes." Essa aplicação do gerúndio está correta? O sentido expresso, no caso, seria de continuidade da dor? Agradeço desde já pela resposta.

    ResponderExcluir
  2. Kelvin, seu raciocínio está correto.É isso mesmo.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.