segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ao norte ou no norte: a escolha da preposição certa

Mais uma vez volto à questão da preposição, visto que observamos, com frequência, textos em que a falta de clareza no que se quer expressar é provocada pelo emprego equivocado da preposição, gerando confusão interpretativa.
Josué Machado, em texto para a revista Língua Portuguesa, confirma a desatenção no emprego da preposição, exemplificando com uma passagem de um telejornal em que a moça do tempo anunciou:
" Ao norte do Brasil, haverá chuva intensa e muito calor no período". A região norte do Brasil, como sabemos, é composta pelos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins.
Ao apontar a vasta região amazônica, a moça do tempo enganou-se no uso da preposição. Não é "ao norte" e, sim, " no norte" do país. São diferentes não só formalmente, já que " no norte" é parte integrante da própria região; "ao norte" é, além da região norte, o que há fora dela. Assim, o estado do Amazonas está na região norte, pertence a ela. Já Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa estão ao norte do Brasil, fora do Brasil.
Portanto, muita atenção com as " inofensivas" preposições.

2 comentários:

  1. Professora generalizando este caso, sempre que nos referirmos a um estado ou regiao que esteja incluido dentro do territorio em que estamos devemos usar a preposição "no"?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente!
    Só não concordo com o uso de "generalizando", já que é perigoso tanto em relação à língua quanto à vida. Abraços.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.