segunda-feira, 10 de maio de 2010

Inicial maiúscula ou não?

Pelo novo acordo ortográfico, os pontos cardeais não precisam mais de inicial maiúscula. Portanto, região norte, sul, nordeste etc. Assim como "estado", quando divisão territorial interna de países. Só se escreverá "Estado", com maiúscula, para conceituar país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado ( o Estado brasileiro), ou o conjunto das instituições ( governo, forças armadas, funcionalismo público etc ) que controlam e administram uma nação ( a máquina política do Estado).
O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa só confirmou a grafia estabelecida para essas palavras no acordo de 1943, o que alguns jornais e revistas ignoram, considerando importante manter "Estado", com maiúscula, ao se referir à divisão interna do país.
Parece-me uma preocupação desnecessária, já que é quase impossível alguém confundir "estado de Sergipe" com as várias acepções de estado. Por exemplo, " o estado da matéria" ou "o estado interessante daquela senhora", ou ainda "o estado lamentável daquele senhor".
É só estar atento ao contexto.

2 comentários:

  1. Prezada professora Mirian

    Lendo seu texto lembrei-me da política ediorial da revista Veja que desde 2007 decidiu contrariar a norma culta da língua portuguesa e grafar a palavra Estado - na acepção de nação politicamente organizada - com letra minúscula.
    Vale a pena conferir a argumentação da revista
    disponível no link

    http://veja.abril.com.br/140307/cartaleitor.shtml

    um abraço

    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Professor Jorge
    A revista Veja fez uma opção político-ideológica. Como você mesmo disse, ela decidiu contrariar a norma culta da língua e apresentou argumentos.
    A Veja sabe que preservar o idioma significa criar regras normativas para a língua, a fim de controlá-la, pois língua/idioma é poder e representa-o. Por isso, ao mostrar-se contrária ao uso da maiúscula, a revista quis revelar seu desconforto relativamente a questões que vão muito além da ortografia.
    Para nossos alunos, no entanto, tendo em vista os exames vestibulares, continua valendo a orientação, baseada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de que a palavra Estado, com inicial maiúscula, é usada para conceituar país soberano, ou o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.
    Abraços

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.