terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mulheres, textos e números

A revista Science publicou um estudo cujo resultado põe abaixo teorias sexistas de que as mulheres são inferiores aos homens nas ciências exatas. De acordo com a pesquisa, mulheres que estudam matemática e física tiveram um desempenho melhor nestas disciplinas quando precedidas por atividades de redação, um dado revelador de que escrever pode melhorar a autoestima das estudantes.

Dos 399 alunos (de ambos os sexos) que participaram da pesquisa, parte deles teve de escrever sobre valores pessoais antes de começar o curso de física propriamente dito. Já a outra parte não participou de nenhuma atividade, indo direto ao curso. As mulheres do grupo que escreveu se saíram melhor na prova de física do que as do outro grupo. Entre os homens não houve diferenças significativas.

Um comentário:

Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.