domingo, 20 de setembro de 2009

Inventando o Hino Nacional

Nesta semana, a cantora Vanusa ressurgiu das cinzas quando interpretou, de modo inusitado, o Hino Nacional Brasileiro em uma cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo. Para não esquecermos tão "memorável" momento, o vídeo do acontecimento tem corrido pela internet. A voz da cantora mostra-se arrastada, e a certa altura, atrapalha-se e mistura a letra de alguns versos de nosso hino, provocando um estranho resultado.
O que eu gostaria de registrar é o fato de que o inalcançável significado das palavras e a sonoridade que desassocia a melodia da letra transfere-nos para um universo em que a realidade se perde numa nebulosa onírica. Tal ocorrência remete-nos ao chamado jabberwocky, isto é, um texto brincalhão, composto em linguagem inventada, mas parecendo real, sonora e sem sentido.
Seja lá o que tenha acontecido no momento da interpretação da cantora, Vanusa perdeu a oportunidade de reconquistar um triunfal regresso, e o que se vê no vídeo é um efeito jabberwocky para uma multidão de brasileiros com ouvidos destreinados para os preciosismos parnasianos em que à sonoridade das palavras, contrapõe-se um misterioso significado.
Fica aqui minha sugestão: ler calmamente o Hino Nacional Brasileiro e procurar entendê-lo. (é lícito recorrer ao dicionário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Mirian Rodrigues Braga é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Especializou-se em analisar as obras de José Saramago. Em 1999, publicou A Concepção de Língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito e também participou da coletânea José Saramago - uma homenagem, por ocasião da premiação do Nobel ao referido autor. Em 2001, publicou artigo na Revista SymposiuM da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professora-assistente no Curso de Pós-Graduação lato sensu da PUC/SP. É professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Argumento.